DV NEWS

(46) 99921-7700
MENU
Governador pede estudo para evitar encerramento do programa Nota Paraná
Foto: SEFA - Paraná

Economia

Governador pede estudo para evitar encerramento do programa Nota Paraná

Confirmação do fim do programa em 2033 foi feita pelo secretário da Fazenda

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), determinou à Casa Civil e Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) um estudo mais detalhado para tentar evitar o fim do Nota Paraná. Nesta semana, o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, informou que o programa será encerrado no dia 1º de janeiro de 2033 por conta da reforma tributária.

No Nota Paraná, o consumidor recebe de volta parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelos estabelecimentos e concorre a prêmios em dinheiro que chegam a R$ 1 milhão. Criado há 10 anos, o programa devolveu mais de R$ 3,5 bilhões em impostos aos consumidores do estado.

Quando a confirmação de encerramento foi feita, Ortigara argumentou como motivo a substituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS).

Ortigara disse que haveria um período de transição da reforma entre 2026 e 2033 e, por isso, reduções gradativas também eram previstas no programa.

Agora, o governador tem como objetivo manter o programa ativo mesmo com a mudança na forma de cobrança dos impostos estaduais.

O Governo do Estado informou que não há data prevista para o início dos estudos, mas disse que ele deve começar nos próximos dias.

FONTE/CRÉDITOS: G1- Paraná
Comentários:
DV NEWS

Publicado por:

DV NEWS